Comandos e atalhos em IPython e Shell

Livro: Python Data Science Handbook: Essential Tools for Working with Data

Documentação IPython
Documentação Shell

Comandos IPython e Shell

Ao trabalhar interativamente com o Python padrão, uma das frustrações que você enfrentará é a necessidade de alternar entre várias janelas para acessar ferramentas Python e ferramentas de linha de comando do sistema. IPython faz uma ponte nessa lacuna, e lhe dá uma sintaxe para executar comandos de shell diretamente de dentro do terminal IPython. A magia acontece com o ponto de exclamação: qualquer coisa aparecendo depois de uma exclamação, lieteralmente “!” em uma linha será executado não pelo kernel Python, mas pela linha de comando do sistema.

A shell IPython fornece uma série de atalhos de teclado para navegação rápida enquanto você está digitando comandos. Uma vez que você se acostuma com eles, os comandos podem ser muito úteis para executar rapidamente certos comandos sem mover as mãos da posição do teclado “home”. Agruparemos esses atalhos em algumas categorias: atalhos de navegação, atalhos de entrada de texto, atalhos de histórico de comando e atalhos diversos.

Atalhos de navegação

Embora o uso das teclas de seta esquerda e direita para se mover para trás e para frente na linha seja bastante óbvio, existem outras opções que não exigem mover as mãos da posição do teclado “home”:

Atalhos de entrada de texto

Embora todos estejam familiarizados com o uso da tecla Backspace para excluir o caractere anterior, alcançar a chave muitas vezes requer alguma ginástica de dedo menor, e ele só exclui um único caractere de cada vez.

No IPython existem vários atalhos para remover parte do texto que você está digitando. Os mais imediatamente úteis destes são os comandos para excluir linhas inteiras de texto. Você saberá que eles se tornaram segunda natureza se você se encontrar usando uma combinação de Ctrl-b e Ctrl-d em vez de alcançar a chave Backspace para excluir o caractere anterior.

Atalho de entrada de texto

Perhaps the most impactful shortcuts discussed here are the ones IPython provides for navigating the command history. This command history goes beyond your current IPython session: your entire command history is stored in a SQLite database in your IPython profile directory. The most straightforward way to access these is with the up and down arrow keys to step through the history, but other options exist as well:

Atalhos diversos

Finalmente, existem alguns atalhos diversos que não se encaixam em nenhuma das categorias anteriores, mas são, no entanto, úteis para saber:

O atalho Ctrl-c em particular pode ser útil quando você inadvertidamente começa um trabalho muito longo.

Embora alguns dos atalhos discutidos aqui possam parecer um pouco tediosos no início, eles rapidamente se tornam automáticos com a prática.

Obrigado.

São Paulo — Composing a repository of books (I bought), courses (I took), authors (I follow) & blogs (the direct ones) for my own understanding.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store