Efeitos do Payroll nas Bolsas e no Dólar

O poder do Payroll na Moeda, Inflação, Juros e Economia

O mundo dos investimentos é repleto de indicadores e relatórios importantes, que quando analisados com outros fatores, podem indicar tendências e ser um bom termômetro sobre o mercado financeiro. Por isso, se você investe ou quer começar a investir é importante conhecer os principais indicadores e como eles podem influenciar nas suas escolhas financeiras. Um desses indicadores é o Payroll.

Acompanhado por grandes players do mercado, sua divulgação causa alta volatilidade nos ativos das bolsas de valores do planeta. O impacto no Dólar é imediato.

Além disso, é um termômetro de como está a economia norte-americana, uma das principais economias do mundo. Portanto, a divulgação do Payroll pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, junto com outros indicadores afeta os investimentos do mundo todo, incluindo aqui do Brasil.

o que é payroll?

O Nonfarm Payroll, mais conhecido apenas como Payroll, é o indicador que divulga a folha de pagamentos não-agrícolas, ou seja, dos empregados urbanos dos Estados Unidos. Ou seja, é um relatório sobre a situação empregatícia do país, divulgando a força de trabalho empregada e que recebe salário no país, excluindo o setor primário do cultivo e natureza.

Além disso, é possível saber também como está a taxa de desemprego, quantos empregos foram criados nos últimos meses e outros dados importantes sobre a economia americana.

o payroll e os investidores

A divulgação desse indicador gera grande expectativa nos investidores, especialmente para aqueles que operam na bolsa de valores fazendo day trade, os traders, investidores de curto prazo. Isso porque ele tem grande influência na Bolsa de Valores, podendo fazer os preços dos ativos oscilarem bastante após sua divulgação, especialmente ativos relacionados à moeda americana.

quais são os dados divulgados no Payroll?

Volume de empregos que foram gerados nos EUA no último mês — excluindo o setor primário (agrícola, ONGs, empregos domésticos, alguns cargos públicos e empresários).

  • taxa de desemprego
  • média de horas trabalhadas
  • variação do salário médio anual
  • variação do ganho médio mensal
  • payroll do setor privado
  • payroll do setor de manufatura

ganho médio por hora trabalhada

Esse indicador mostra a variação da taxa básica média horária dos principais setores da indústria. Ou seja, a inflação dos custos trabalhistas. Esse número ajuda a entender o crescimento da renda pessoal dos americanos.

taxa de desemprego

Ela indica o percentual de pessoas que estão em idade ativa e desempregadas, mas que procuraram emprego nos últimos 30 dias. Se o valor da taxa de desemprego divulgado estiver acima do esperado, pode sinalizar uma fraqueza do mercado de trabalho no país, atingindo negativamente o dólar.

geração de empregos

Assim como a taxa de desemprego, a geração de empregos também é um dado importante. São divulgadas informações sobre as classes sociais mais afetadas com geração de novos empregos, a faixa-etária dos trabalhadores empregados e até a região dos EUA que mais gerou empregos no período.

como analisar os dados do payroll?

Lembre-se que esses indicadores servem como um termômetro para a economia norte-americana, uma das principais do mundo.

Se o número de geração de empregos supera a expectativa, pode ser um sinal de que há mais pessoas empregadas e de que a economia está acelerada. Da mesma maneira, se os números ficam atrás do esperado, pode ser um sinal de desaceleração da economia.

A taxa de empregos e os números decorrentes dela é um dos principais indicativos de como está a economia de um país. Portanto, analisar os números do Payroll vão te ajudar a entender como está a economia americana.

crença do trader, investidor pode pensar exatamente o oposto com base no longo prazo

no Brasil temos 2 indicadores de emprego

Aqui no Brasil temos 2 indicadores de emprego que também influenciam na bolsa, o Ibovespa também é influenciado pelo CAGED e a PNAD Contínua.

O CAGED — Cadastro Geral de Empregados e Desempregados é um registro permanente mensal das empresas, que mostra os profissionais que foram contratados e dispensados dentro do regime CLT. Emprego com carteira assinada. Divulgado pelo Ministério da Economia.

PNAD Contínua — Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios visa produzir indicadores para acompanhar as flutuações trimestrais e a evolução, a médio e longo prazo, da força de trabalho e outras informações necessárias para o estudo e desenvolvimento socioeconômico do País. Divulgado pelo IBGE.

importância do Payroll para o mercado financeiro

Você pode estar pensando: como esse relatório pode influenciar os investimentos em outros países? É bem simples…

O Payroll divulga os dados sobre empregos da economia que mais influencia as outras economias no mundo todo.

Esses dados são muito importantes para a economia de qualquer país, pois são como um termômetro sobre como ela está e pode influenciar em algumas medidas. Por exemplo, a divulgação dos dados pode mexer na taxa de juros dos Estados Unidos.

uma alteração em sua taxa de juros pode influenciar na taxa de juros de diversos países. Incluindo, claro, o Brasil.

quando o Payroll é divulgado?

A divulgação do Payroll faz parte do calendário econômico dos Estados Unidos. Ele é divulgado toda primeira sexta-feira do mês, às 8h30 no horário de Washington DC (EUA).

reflexos do Payroll no mercado

Quando o Payroll é divulgado, causa efeitos imediatos no mercado de ações. Por isso, é importante saber a data de divulgação e acompanhar os movimentos das bolsas mundiais.

Os efeitos da divulgação do Payroll geralmente são sentidos com mais intensidade logo após ele ser divulgado, no mesmo dia. Após isso, o mercado tem a tendência de absorver os efeitos e voltar ao seu movimento natural.

Saber analisar o Payroll pode ser um diferencial para encontrar novas oportunidades de investimento no curto prazo para potencializar seus ganhos. Além disso, pode ser positivo para investir no longo prazo, já que ele pode indicar tendências de qual setores irão se destacar.

reflexos do Payroll no dólar

O Dólar é o ativo mais seguro do mundo, 85% das transações cambiais são em Dólar, 60% das reservas dos Bancos Centrais de todo o planeta é em Dólar. Os países guardam dinheiro em Dólar. O dinheiro só é seguro quando estiver na conta e em Dólar, todo o resto é risco.

os países, fundo e grandes investidores mandarão mais reservas para os Estados Unidos

correndo para o dólar

Se o Americano fica preocupado e não deseja risco, vende bolsa e compra dólar. Bolsa é Risco, Dólar é Segurança. Um Payroll baixo, uma variação abaixo da expectativa → menos gente empregada, menos consumo, menos dinheiro girando, mais resgate de poupanças e de economias, retiradas da bolsa e das empresas, reflexo negativo para as bolsas, fuga para o dólar.

fugindo do dólar

Payroll bom, variação considerável acima das expectativas → mais gente empregada, mais consumo, maior fluxo de dinheiro, aplicações e reservas em ações, empresas lucram e crescem mais, reflexo positivo para as bolsas, fuga do dólar.

investidor de longo prazo

O investidor de longo prazo leva em consideração as consequências no tempo, como no que pode acarretar o ajuste na Taxa de Juros. Menos gente consumindo, lucros menores para a empresas, enfraquece a economia americana nos meses a seguir e isso pode enfraquecer o Dólar no tempo. Talvez o Banco Central tenha que tomar alguma providência e precise abaixar os Juros para reaquecer a roda da Economia.

corte dos juros

Se o FED abaixar os juros, o Banco Central pagará menos àqueles que detém os títulos, menos gente vai financiar o Governo Federal dos Estados Unidos, os investidores vão migrar para outros investimentos, até mesmo de outros países que não os Estados Unidos, caso abaixem os Juros.

alta dos juros

O investidor de longo prazo pode achar o que o dólar engatou um movimento de queda para as próximas semanas ou até meses. Um Payroll abaixo das expectativas às vezes pode derrubar o Dólar já que os investidores de longo prazo vendem o Dólar esperando que ele caia com o tempo. A mentalidade do investidor é que há mais desempregados, economia desaquecida, vendem Dólar em antecipação, gera uma desvalorização da moeda no tempo devido à alta do Juros

payroll negativo

Um Payroll abaixo das expectativas às vezes pode derrubar o Dólar, já que os investidores de longo prazo vendem o Dólar esperando que ele caia com o decorrer do tempo. A mentalidade é:

menos gente empregada → economia desaquecida → venda de dólares em antecipação → desvalorização da moeda no tempo devido à queda dos juros iminente

payroll positivo

O investidor de longo prazo pode tomar a decisão de comprar Dólares. A inflação pode trazer a alta dos juros, o que fortificaria o Dólar. Países vão querer mandas mais reservas para os Estados Unidos, grandes investidores vão querer investir mais em Dólar. A economia mundial como um todo enfraquece com os aumentos dos Juros dos Estados Unidos.

automated data processing (adp)

Empresa nos Estados Unidos que gera seu proprio relatório de emprego levando em consideração cerca de 400 mil empresas do setor privado, numa escala bem menor que o Payroll. Contudo, o ADP serve como um guia para o Payroll, visto que o ADP sai toda quarta-feira antes do próprio Payroll. É conhecido como a prévia do Payroll.

O ADP não é tão útil para o investidor de longo prazo, visto que o seu resultado pode ser discrepante ao Payroll. Muito cuidado quando o movimento não for brusco, afinal, para considerar o ADP a discrepância da sua prévia e do rosultado deve ser grande e relevante para tentarmos estimar algo no Payroll.

A seguir, veremos o efeito do Payroll no Desemprego

Obrigado.

Composing a repository of books (i bought), authors (i follow) & blogs (direct ones) for my own understanding.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store