Fundamentos CDI e Selic

Taxas base de rentabilidade de aplicações financeiras em Renda Fixa e Poupança

taxas base de rendimento

A Selic é utilizada, por exemplo, para dar base ao rendimento da poupança, enquanto o CDI é o índice usado para calcular a base de rentabilidade geral de aplicações de renda fixa.

pedra fundamental

Entender como a Selic e o CDI atuam no mundo dos investimentos é essencial para tomar a melhor decisão sobre onde aplicar o dinheiro. E para que você seja assertivo nos seus planos, disponha-se a entender tais índices.

A Selic é a taxa básica de juros da nossa economia.

tesouro nacional

O nome Selic é, na verdade, uma sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, gerido pelo Banco Central. Trata-se de um sistema, sem acesso ao público, em que apenas os bancos entram nessas operações — como a venda de títulos públicos do Tesouro Nacional (o caixa do Governo Federal) entre as instituições financeiras, por exemplo.

empréstimo entre bancos

Os bancos são obrigados por lei a fechar o dia com o caixa positivo. Porém, às vezes, pode ocorrer uma maior quantidade de saques do que o banco estava esperando para um dia, deixando o caixa negativo. Sendo assim, os bancos com saldo negativo pegam emprestado dinheiro de outros bancos com saldo positivo.

garantia em títulos públicos

Esses empréstimos são de curtíssimo prazo. Geralmente, eles duram 24 horas e usam como garantia os títulos públicos que um banco tem em sua posse. Os títulos públicos são negociados entre o Governo Federal e os bancos, e servem para que o Governo seja capaz de captar dinheiro para suas operações de infraestrutura.

finalidade dos títulos públicos

O Governo precisa de dinheiro para financiar projetos públicos, e emitem títulos públicos (uma promessa de pagamento através do Tesouro Nacional);

  1. O banco, por sua vez, pode pedir dinheiro emprestado para outro banco, se houver necessidade, e usar esse título público como garantia de pagamento;
  2. Essas transações de empréstimos interbancários com garantia de títulos do Governo são utilizadas como base para a composiçaõ da Selic.

como a Selic influencia na economia?

Como dito acima, a Selic surge dos empréstimos feitos entre os bancos, mas se estende também para o dia a dia dos brasileiros.

meta taxa selic futura

selic baixa — menor histórica hoje

Quando a taxa Selic está baixa, os juros para operações como empréstimos e financiamentos também cai, o que é positivo para quem precisa de dinheiro emprestado e vai recorrer ao banco para conseguir esse valor.

A queda da taxa Selic impacta também no rendimento de aplicações financeiras. Afinal, se os juros estão caindo, isso vai ter influência não só nos juros que você pega emprestado, mas também nos juros que são pagos a você através das aplicações financeiras, ou seja, os juros que você empresta.

taxa menor, mais consumo, inflação maior

Quando a Selic diminui, o crédito fica mais acessível, porém a inflação também tende a subir. Entretanto, quando a Selic aumenta, os preços dos produtos e serviços tendem a baixar ou estabilizar — como consequência do controle da inflação e arrefecimento do consumo.

como e quando a Selic é calculada?

A cada 45 dias é feita a reunião do COPOM, o Comitê de Política Monetária do Banco Central. Nesses encontros o cenário econômico do Brasil é analisado, e os integrantes do comitê avaliam se é preciso sugerir uma nova taxa mínima de juros, esta taxa é chamada de Selic Meta.

Essa avaliação leva em conta a necessidade de:

  1. Aumentar o consumo dos brasileiros;
  2. Estimular o desenvolvimento interno;
  3. Reduzir a inflação;
  4. Receber influências político-econômicas (internas e externas).

Definida a Selic, automaticamente é definida a taxa básica de juros que os bancos vão usar nos seus empréstimos.

Quando falamos em cortes na Selic, a referência é a Selic Meta, que é proposta pelo BC.

o que é CDI?

CDI é a sigla para Certificados de Depósitos Interbancários. Esses certificados também são títulos que os bancos usam para fazer as empréstimos entre si, para não fechar o caixa no vermelho, mas sem a garantia de títulos públicos.

A taxa DI é calculada todos os dias pela Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados) e divulgada no site da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.

é possível investir no CDI?

Não! Ninguém aplica em CDI, mas sim em produtos que usam o CDI como base.

qual é a diferença entre CDI e Selic?

Dadas as informações acima, já fica bem claro que Selic e CDI tem relação próxima, apesar de serem diferentes.

como calcular o rendimento através do CDI?

O que realmente significa uma aplicação que rende de acordo com o CDI?

Usando a calculadora do Banco Central você consegue inserir a data de início, data final, o valor aplicado e a porcentagem sobre o CDI.

simulação calculadora banco central

Digamos que você invista R$100 mil em um CDB com rentabilidade de 100% do CDI com carência de 365 dias (o prazo que você deverá deixar o dinheiro parado), por exemplo. Agora vamos utilizar os índices do último ano (02/01/2020 a 31/31/2020):

O CDI acumulado no período foi de aproximadamente 2,75%;

simulação R$100.000 a 100% do CDI em 2020

A expectativa para os próximos anos é o aumento da taxa Selic para a contenção da inflação que vem fugindo à meta. Portanto, é esperado que os rendimentos nas aplicações aumentem e, boa sorte se você for pegar dinheiro emprestado.

Obrigado.

São Paulo — Composing a repository of books (I bought), courses (I took), authors (I follow) & blogs (the direct ones) for my own understanding.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store