Introdução ao Mercado Financeiro

Conhecer o que importa na economia ajuda a delinear os cenários macroeconômicos e melhor sinaliza os riscos inerentes

Nosso foco como investidores do Mercado Financeiro é multiplicar o nosso dinheiro, para isso é fundamental entender os números que iremos analisar chamam tanto a atenção dos grandes investidores e das pessoas que trabalham nas mesas de operação das corretoras ou dos bancos. São nessas mesas de operações que se tomam as decisões de investimentos.

A Economia e os Mercados estão ligados umbilicalmente. Os Mercaso são mais ariscos porque derivam da Economia, tudo que é derivativo é mais arisco do que o principal ativo que se deriva. As opções são mais ariscas do que suas ações.

O foco de quem trabalha no Mercado Financeiro nacional é sempre ter uma análise Macroeconômica sofisticada. Os melhores profissionais dessas tesourarias, que têm a visão econômica clara e ampla, que tomam conta do dinheiro dos clientes e do banco, são as que melhor ganham no mercado. As pessoas que trabalham nas mesas proprietárias dos bancos, que tomam conta do dinheiro do próprio banqueiro são as que recebem os salários maiores e os bônus mais abonados.

Uma visão Macroeconômica completa exige muito tempo, muita dedicação, aprofundamento, estudo, discussão com economistas e estudiosos. Ao ser um investidor, conhecer o que importa na economia ajudará a delinear os cenários macroeconômicos e melhor entender os riscos corridos.

A compreensão e interpretação dos indicadores econômicos é fundamental para ter sucesso nessa empreitada. A Economia é um cobertor curto!

Se o Banco Central decidir subir os Juros para controlar a Inflação:

- A geração de emprego é sacrificada!

- O crescimento econômico é freado!

- Tudo fica mais caro para financiar!

- Captação de crédito é muito mais difícil!

- Pessoas têm menos ímpeto em gastar!

- Menos empréstimos para investir…

Por outro lado, as vezes é necessário sacrificar desse controle da Inflação de preços para retomada econômica.

No mundo globalizado de hoje é fundamental entendermos um pouco das bolsas no exterior. É importante ter uma noção da economia dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia, os grandes parceiros do Brasil. Ou de forma mais prática: se algo importante pode mudar os Juros por lá!

1 — Renda Fixa: O investidor pode projetar seus ganhos na hora do investimento

2 — Renda Variável: Não há garantia nenhuma de retorno, como as ações.

Os indicadores econômicos que abordaremos, são exatamente os que mexem nesses dois mercados, de Renda Fixa e Variável. Bem como:

  • Índice de Emprego,
  • Pesquisas de Atividades Econômicas (PMI),
  • Inflação,
  • Taxa de Juros,
  • Índices em tempo real

Todos juntos são as ferramentas mais importantes que um investidor pode ter em mãos para decidir sobre os investimentos. Entender os indicadores econômicos, como eles funcionam e quais suas dinâmicas.

Esses indicadores em sua maioria são anunciados diariamente, no mundo inteiro e ao tempo todo. Cada indicador tem uma história por trás, e a nossa missão é interpretar essa história, desvendá-la.

Cada indicador anunciado provoca uma reação diferente em cada mercado, a bolsa pode reagir subindo ou descendo, nos resta apenas o exercício de interpretar os sinais. Os indicadores vistos aqui não são apenas indicadores usados por investidores, mas sim usados também por Bancos Centrais para análise e tomada de decisão e movimentação dos próprios Juros.

Como a economia americana e a maior do mundo, com um PIB maior de 20 trilhões de dólares, a gente precisa entender o que se passa nos Estados Unidos constantemente, caso contrário, não conseguimos fazer uma análise de investimento completa e coerente. A América e nosso maior parceiro comercial, nosso maior cliente! E, por isso, para analisar a bolsa brasileira sempre devemos estar atentos às decisões tomadas pelos Estados Unidos.

O Federal Reserve (FED), é o banco mais importante do mundo. Precisamos prestar muita atenção no seu posicionamento, no que está sendo feito e nas suas intenções! Isso é fundamenta para começar a compreender os rumos da política monetária americana, para onde vão os juros da maior economia do mundo.

O Fed vai decidir o quê para os Juros da economia americana? Eis a questão!

  • Vai sobrar mais dinheiro para o Brasil?
  • Vai sobrar menos dinheiro para o Brasil?

Dependendo dos juros estabelecidos lá, é o dinheiro potencial para ingressar na economia brasileira. É fundamental saber hoje, o que o presidente Jerome Powell está pensando. O que se sabe no momento de agora, no início de 2021 é que os juros americanos permanecerão imóveis até meados de 2023 e 2024.

O Mercado Financeiro demanda um certo toque de previsão. O segredo para tentar antecipar riscos é a Informação, entender o mercado é entender a reaçaão das pessoas. Cada um de nós é uma gota em um oceano gigantesco, com praias calmas e tempestades violentas logo a vista e, quando o tempo fecha, as notícias vêm à tona.

Consideremos que cada pessoa que migrou para a bolsa seja uma gota do nosso vasto oceano. Com a queda dos bons juros de 14% para 2%, essas singelas gotas começaram a entrar na bolsa, tirando pequenos opos de água dos investimentos de Renda Fixa que não rendiam mais como antes e passaram para os investimentos de Renda Variável, a famosa “Bolsa”, agora a baldes de água.

A Renda Fixa hoje já não rende mais nada compara a antes, a queda da SELIC foi a principal razão para essa migração dos investimentos Fixos para Variáveis e a causa de tantas dúvidas do que fazer com o dinheiro hoje. Afinal, na hora de cobrar imposto sobre a renda, no final não tem renda para se tributar. Vale salientar que os Juros Baixos justamente promovem o aquecimento econômico, o giro do dinheiro, a captação de crédito, dinheiro trocando de mãos e nada guardado no colchão.

A inflação é nosso inimigo número 1. Cada vez mais os investidores dão menos importância a ela. Contudo, hoje, num mundo de Juros Baixos e até negativos, a inflação toma outra dimensão.

Continuaremos no próximo artigo com: Entendendo as Bolsas Mundiais

Obrigado.

Composing a repository of books (i bought), authors (i follow) & blogs (direct ones) for my own understanding.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store