O efeito do Payroll nos Empregos

O mundo dos investimentos é repleto de indicadores e relatórios importantes, que quando analisados com outros fatores, podem indicar tendências e ser um bom termômetro sobre o mercado financeiro. Por isso, se você investe ou quer começar a investir é importante conhecer os principais indicadores e como eles podem influenciar nas suas escolhas financeiras. Um desses indicadores é o Payroll.

Acompanhado por grandes players do mercado, sua divulgação causa alta volatilidade nos ativos das bolsas de valores do planeta. O impacto no Dólar é imediato.

Além disso, é um termômetro de como está a economia norte-americana, uma das principais economias do mundo. Portanto, a divulgação do Payroll pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, junto com outros indicadores afeta os investimentos do mundo todo, incluindo aqui do Brasil.

o que é payroll?

O Nonfarm Payroll, mais conhecido apenas como Payroll, é o indicador que divulga a folha de pagamentos não-agrícolas, ou seja, dos empregados urbanos dos Estados Unidos. Ou seja, é um relatório sobre a situação empregatícia do país, divulgando a força de trabalho empregada e que recebe salário no país, excluindo o setor primário do cultivo e natureza.

o payroll e os investidores

A divulgação desse indicador gera grande expectativa nos investidores, especialmente para aqueles que operam na bolsa de valores fazendo day trade, os traders, investidores de curto prazo. Isso porque ele tem grande influência na Bolsa de Valores, podendo fazer os preços dos ativos oscilarem bastante após sua divulgação, especialmente ativos relacionados à moeda americana.

quais são os dados divulgados no Payroll?

Volume de empregos que foram gerados nos EUA no último mês — excluindo o setor primário (agrícola, ONGs, empregos domésticos, alguns cargos públicos e empresários).

  • média de horas trabalhadas
  • variação do salário médio anual
  • variação do ganho médio mensal
  • payroll do setor privado
  • payroll do setor de manufatura

média de ganho por hora

Esses números dão noção do crescimento da renda pessoal, se a pessoa está ganhando mais por hora → maior renda → maior consumo → maior produção → movimento da economia → força do PIB → valorização das bolsas.

média de horas trabalhadas por semana

Quando essa média está caindo, as pessoas estão trabalhando menos horas por dia, isso pode indicar que os empregadores estão cortando custos e despesas em decorrência das baixas vendas, ou seja, é um indicador que pode retratar o esfriamento da economia ou até mesmo uma recessão que deve ser analisada ao longo do tempo. Da mesma forma uma análise sobre horas extras, que podem indicar uma recuperação da economia e o reinício do giro econômico.

pedidos de seguro-desemprego inicial e total

Anunciado toda quinta-feira, é o primeiro indicador na fonte a sinalizar se o mercado de trabalho está melhorando ou piorando. O mercado financeiro todo fica atento ao seu número quando o desempregado contata o departamento de trabalho sobre o pedido do auxílio.

intensidade dos dados de desemprego

O investidor de longo prazo pode ter duas perspectivas no Dólar dependendo da intensidade do anúncio. No caso desses dados semanais, eles precisam ser bem intensos para serem capazes de sinalizar previamente algo Payroll.

relatório semanal (quinta-feira)

exemplo prático

O eixo superior do gráfico representa o pedido de desemprego inicial, o eixo de baixo é o total dos desempregados. Pela primeira vez desde a chegada do Vírus nos Estados Unidos os valores de desemprego chegaram abaixo de 1 milhão, sendo que a estimativa para o período em questão era de 1.1 milhão de cortes, ou seja, 137 mil pessoas abaixo da prévia de desemprego. O efeito disso foi logo em seguida as bolsas largarem em alta na abertura.

Obrigado.

São Paulo — Composing a repository of books (I bought), courses (I took), authors (I follow) & blogs (the direct ones) for my own understanding.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store