O problema da maioria dos investidores e por que perdem dinheiro?

A simplicidade e dificuldade de se investir na bolsa

Investir na bolsa é muito fácil. De fato, operacionalmente é muito simples de se operar apertando o botão cintilante, e a ideia de ser ter uma estratégia clara e seguí-la à risca, não vai fundir muito dos seus neurônios.

Contudo, a maioria das pessoas acaba indo por um caminho nebuloso, onde as coisas tendem a ficar mais difíciceis, e não à toa tendem a perder dinheiro, acabar com o sono ou destruir suas famílias por ganância e um senso de pressa inexplicável, uma busca por atalhos e por riqueza rápida. Geralmente a ruína vem da esperança de recuperar o que já foi perdido e o pior está apenas por vir…

parte operacional

Você como investidor precisa basicamente ter acesso a uma ferramenta (homebroker) através de uma corretora que fará a mediação entre o fornecimento do ativo listado na bolsa e a sua interação como cliente. É simples.

o que é uma estratégia?

Ter uma estratégia ou método é o basico. Uma estratégia de investimentos de uma forma bem básica e resumida, significa saber o que se está fazendo no mundo dos investimentos, o porquê decidir fazer tal coisa, em tal hora e de tal forma. A estratégia te guia a não ter surpresas nem para o bem, nem para o mal. É um guia para te mostrar quando comprar, quando manter e quando vender cada um dos seus ativos.

Ter uma estratégia também significa separar os investimentos entre curto, médio e longo prazo. Ter objetivos muito claros do que se quer conquistar e saber como investir o dinheiro com base em cada um dos objetivos.

fundos de ações

Um fundo de ações é um meio de investimento composto por ativos específicos onde qualquer investidor pode utilizar-se para investir, ao invés de comprar diretamente as ações da bolsa.

estudo da década de 2000

Um estudo norte americano retratou os resultados da década de 2000, onde os resultados foram bem ruins. Na média, o Índice S&P 500, que é o principal índice norte americano e mais imporante do mundo, subiu apenas 1% a.a.

Esse estudo olhou para o melhor fundo de investimentos em ações dessa década de 2000 a 2009, onde represetava uma alta de 18.2% a.a, ou seja, isso é o equivalente a multiplicar seu patrimônio em mais de 5x. Contudo, apesar desses ganhos expressivos, os investidores desse fundo ganharam em média, apenas, -11% a.a. Já consegue imaginar? Esse é um fenômeno chamado behavioral gap (gap de comportamento).

O comportamento dos investidores faz eles perderem dinheiro inevitavelmente. Em 2007, esse mesmo fundo valorizou em +80%, foram mais de 2.6 bilhões de dólares aplicados nesse fundo pujante, um grande BOOM! Já no ano seguinte, em 2008, ano da crise do subprime, o retorno do fundo foi de -48%… se você ainda estiver aqui comigo, vai raciocinar no seu extremo conforto “ótima oportunidade de comprar tudo! Afinal, é o que a maioria faz!”, mas não…foram quase US$ 1bilhão resgatados às pressas desse fundo, liquidação imediata das cotas. A lógica é completamente inversa nesse caso, as pessoas compraram na alta oportuna e venderam no momento de desepero de baixa, é inevitável, faz parte do comportamento humano fugir…

Investir em ações é como manusear um sabonete.

…Quanto mais você mexe, menor ele fica…

seguir estratégia

Agora, ter e ater-se a uma boa estratégia é uma história completamente diferente. E o pior, cada estratégia (principalmente as de day trade que vendem como água) é uma breve história passada numa sala de corretora ao vivo no youtube, te seduzindo logo ao final a comprar os seus cursos e virar cliente deles para servir de contrapartida na liquidação das operações de outrem, servir de liquidez para as corretoras — eles adoram te segurar nas operações até o fim do dia, já parou pra pensar? O mercado como um todo tem uma escassez de estratégias bem fundamentadas, sobre como tomar decisões e como gerir o risco. E não o “culpo”, o mercado é totalmente imprevisível. Este é o foco principal para se ter sucesso investindo, ter um método claro, fixo e canino.

O fato de que o mercado não traz riqueza rápida, não significa que ele não trará riqueza…

… É um processo, não um evento.

Aqui apenas abordamos que ter uma estratégia clara de investimentos é muito mais importante do que saber a parte operacional. Investir sem conhecimento de como o mercado funciona e com as expectativas desalinhadas, é o pior que se pode fazer. Você não vai ficar rico com a bolsa. É um longo caminho de décadas…

Obrigado.

Composing a repository of books (i bought), authors (i follow) & blogs (direct ones) for my own understanding.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store