O que são Commodities e como analisá-las como Indicadores Econômicos.

mina de Carajás

Neste artigo, veremos como as Commodities são indicadores muito importantes, pricipalmente para o Brasil, que se destaca por ser um grande exportador mundial dessas mercadoria.

Commodities são produtos que funcionam como matéria-prima. Eles, geralmente, são produzidos em larga escala e podem ser estocados sem perder a qualidade. Dessa forma, o mercado de commodities tem seus preços definidos pela oferta e procura desses materiais primários.

A palavra commodity significa mercadoria, em tradução livre do inglês. Originalmente, o termo commodities era usado para quaisquer tipos de mercadorias. Ao longo do tempo, essa designação passou por algumas mudanças.

características das commodities:

Por serem produtos consumidos em larga escala e com uma variação de preços considerável, as commodities também são vistas, muitas vezes, como um investimento, negociadas em bolsas de todo o mundo — as mercadorias mais consumidas do planeta.

tipos de commodities

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, não existe apenas uma categoria de commodity, mas várias delas:

agrícolas

Essa categoria é formada por commodities ligadas ao agronegócio. E muitas delas são bastante relevantes para a economia brasileira:

ambientais

Estão relacionadas aos bens produzidos a partir de recursos naturais. São essenciais para a produção agrícola e industrial, assim como:

minerais

São recursos ligados à energia, minerais e metais diversos. Os exemplos mais comuns do segmento são:

financeiras

São títulos emitidos pelo governo e moedas negociadas em vários mercados:

principais commodities brasileiras

Como vimos logo acima, os produtos do agronegócio estão entre as principais commodities brasileiras. Ainda assim, existem outros bens que influenciam nosso mercado. Entre eles, vale mencionar:

As commodities agrícolas realmente ocupam um lugar de destaque na produção nacional. Isso acontece por conta da abundância de recursos naturais que há no nosso país. Outro ponto que ajuda a explicar esse fator é a extensão do território brasileiro, que nos permite produzir uma boa variedade.

Existe um lado negativo nas negociações das commodities. O Brasil comercializa itens muito consumidos mundialmente — café, milho, etc. — , que em geral se associam a uma alta procura. Porém, ficamos expostos à decisão externa dos preços. Apesar de vender as commodities, o país não tem liberdade para precificá-las como bem entender. As vendas, muitas vezes, são feitas por valores menores do que poderiam ter.

Na prática, funciona assim: se a demanda internacional por uma commodity está alta, o preço aumenta e os produtores brasileiros lucram mais. Por outro lado, se ocorre uma crise global, ela se desvaloriza e quem produz acaba se prejudicando.

Isto é, mesmo se estiver bem em sua economia interna, o Brasil pode ser afetado pela crise em outros países. Se a cotação da soja aumentar internacionalmente, é provável que seu preço também suba no mercado interno, por maior que seja a produção brasileira. Nesse cenário, as pessoas que produzem vão preferir exportar em vez de vender para o comércio local.

Quando sobem o preçoa da cotação das commodities exportadas, entra maior volume de Dólares, valoriza a moeda nacional e reflete na queda do Dólar. Ou seja, quando sobe os preços das commodities, o Dólar sofre pressão para cair aqui no Brasil. Além disso, as duas maiores empresas da bolsa brasileira são atreladas as commodities:

cobre

O cobre é muito acompanhado fora do Brasil. É um minério tão importante internacionalmente, que serve como indicador da saúde da economia global. O cobre é usado, por exemplo, para linhas de geração e transmissão de energia, construção civil, motores de fábrica, utensílios domésticos, etc.

Quando sobe o preço do Cobre devido à demanda, é um indicador de crescimento global. É um sinal de que estão construindo mais estradas, mais linhas de energia, mais indústrias, sinal de uma economia mais pujante. Contudo, se o preço do Cobre estiver caindo, a saúde da economia global pode não estar tão promissora assim.

ferro

O minério de ferro, por sua vez, é uma commodity muito mais conhecida por nós brasileiros por conta da Vale do Rio Doce — uma das empresas mais importantes da Bovespa, sendo a segunda maior produtora do mundo, exportando para mais de 30 países, tendo o minério mais puro de todos e as atenções dos investidores do mundo. O maior consumidor de minério de ferro no mundo é a China, enquanto os maiores produtores são Austrália, Brasil, China, Índia e Rússia.

Portanto, alta no minério de ferro durante a madrugada, tende a ser positivo para a Vale e consequentemente para o Ibovespa, é um sinal de uma balança comercial mais positiva.

Relembrando: quando sobem os preços das commodities exportadas, gera uma pressão vendedora no Dólar. Alta nas commodities, baixa no Dólar.

O preço do minério de ferro é diretamente influenciado pelas economias dos principais produtores, e é especialmente influenciada pela Economia Chinesa, já que a China é a maior consumidora mundial de minério de ferro, qualquer movimento na China afeta o preço das cotações.

ouro

O Ouro tem sido uma reserva de valor desde os Faraós, sido usado como moeda, reserva de valor, símbolo de riqueza e poder. Hoje, o ouro que devemos nos atentar, é negociado na bolsa de Nova York.

Quando existe aversão a risco, a confiança do investidor fica abalada, geralmente o preço do ouro tende a subir em busca de um lugar seguro para a liquidação das suas ações. Ouro tem alta demanda em épocas de incerteza econômicas e quedas da bolsa. O preço do Ouro costuma ser oposto aos movimentos do mercado de ações, inversamente relacionado às ações no longo prazo e um paraíso em tempos de inflação — carregando seu valor, se a inflação sobe, a cotação também sobe.

cotação OURO

petróleo

O petróleo é extremamente importante e relevante a ser analisado antes da abertura das bolsas, sinalizando como o mercado brasileiro tenderá a abrir e apontando uma correlação inversa ao Dólar — Estados Unidos são os maiores importadores e consumidores de petróleo do planeta. Portanto, como vimos anteriormente, quanto maior o preço pago por barril de petróleo, mais dólares entram na economia exportadora— vendedora de petróleo, fortalecendo as moedas locais em detrimento do Dólar.

Seu acompanhamento deve ser feito em tempo real, visto que o preço do barril do petróleo influencia diretamente nas ações da Petrobras, que é também uma das empresas que tem maior peso no Índice Bovespa.

Logo, se o preço do barril de petróleo subir, é bom para a Petrobras, bom para a Bovespa, bom para o Real e enfraquece o Dólar. Temos 2 tipos de petróleo negociados em bolsa, o petróleo Brent é a referência para a Petrobras e Europa. O dos Estados Unidos é o WTI — proveniente do Texas e os estoques de petróleo, que são referência para a bolsa americana. Os relatórios se referem aos estoques de petróleo bruto — API e EIA, esses dois relatórios medem semanalmente o número de barril de petróleo que está em estoque lá nas empresas dos Estados Unidos. O nível do estoque de petróleo, claro, influencia o preço de qualquer produto na cadeia e consequentemente tendo impacto na inflação.

revisando

  1. O que são commodities? São mercadorias padrão, um produto primário, in natura, comercializado em larga escala nas bolsas
  2. São exemplos de commodities: Cobre, café e minério de ferro.
  3. O que a alta no preço do cobre, gerada pelo aumento da demanda, nos indica? Crescimento da economia global.
  4. A VALE é a segunda maior produtora de minério de ferro do mundo. Qual país tem a maior reserva de minério de ferro do mundo? Austrália.
  5. O minério extraído pela VALE, em Carajás é melhor que o minério negociado nas bolsas.
  6. A alta do preço do minério de ferro tende a ser positivo para a bolsa brasileira
  7. O ouro é uma reserva de valor. Quando há aversão ao risco o ouro tende a subir
  8. No longo prazo, o ouro é inversamente proporcional ao mercado de ações. Também é conhecido por reter muito bem o valor em períodos de inflação. Em que momentos o ouro tende a cair? De crescimento econômico saudável
  9. Na “cartilha do trader”, se o preço do petróleo sobe: O dólar cai.
  10. Suponha que um investidor acredite que o crescimento da economia mundial vai aumentar. Ele deveria: comprar petróleo
  11. Qual fator não impacta diretamente na oferta do petróleo? Feriados

Obrigado.

São Paulo — Composing a repository of books (I bought), courses (I took), authors (I follow) & blogs (the direct ones) for my own understanding.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store