VIX — Medida de Volatilidade e Temor do Mercado Financeiro

O VIX é um índice muito importante e que todos ficam de olho, sendo capaz de mostrar em tempo real se há stress, apreensão e preocupação com os rumos do mercado norte americano e do mundo.

correlações negativas, convexidade e grandes movimentos de preços

correlação negativa com S&P

volatilidade de mercado

Esse índice é conhecido como a mais famosa medida de volatilidade futura do mercado financeiro. O VIX tenta prever se o mercado terá solavancos logo adiante, é um termômetro muito importante nos Estados Unidos e reflete nas bolsas do mundo inteiro.

simples interpretação

como o vix é calculado?

o que são contratos de opções?

opção é um contrato

São dois os tipos de opções disponíveis no mercado financeiro:

  • as opções de compra (CALL), que conferem ao titular o direito de compra ativo-objeto na data de vencimento.
  • as opções de venda (PUT), que oferecem ao titular o direito de vender o ativo-objeto na data de vencimento.

Vamos interpretar o gráfico VIX do último ano, logo ao final de 2019 e início de 2020. Podemos supor que a antes do spike do índice em feveiro, as pessoas compraram o direito de vender (PUT) no preço que as ações estão no momento presente, antes do anúncio geral da pandemia. Ou seja, as pessoas se muniram do “direito de vender” as ações no preço atual, tendo um vencimento futuro a ser exercido no preço antigo do contrato.

Por exemplo, se na data do vencimento essas ações estiverem valendo 50% do valor que foi comprado esse direito da venda (PUT), ou seja, se as ações desvalorizaram em 50%, quem adquiriu o contrato PUT, tem um spread de 50% de ganho. Uma venda a descoberto com opções.

VIX 1Y

voltando ao VIX

O índice VIX é muito mais preciso para antecipar uma queda na bolsa, do que uma alta. A aversão a risco em Renda Variável contribui para reposicionamento em ativos de maior segurança. Dólar, ouro, títulos Americanos.

Ele sinaliza que pessoas estão tomando posição a respeito de algo que potencialmente pode acontecer no futuro. Vale estar atento aos rumos da economia com esse índice.

O cálculo do VIX é feito com base na média de contratos de opções de um dos principais índices do mundo, o S&P. Ou seja, se as pessoas estão vendo que o S&P tende a oscilar muito, elas compram opções e consequentemente o índice VIX sinaliza esse estresse de mercado, o índice sinaliza a preocupação do que está por vir.

o dólar como fica?

Portanto, quando sobe o nervosismo, o mundo procura por proteção. Dólar sobe, cai bolsa.

outro ativo seguro

O valor dos títulos de renda fixa é inversamente proporcional aos juros que paga. Ou seja, VIX em alta — Rentabilidade do Tesouro Americano cai com alta demanda e corte de juros.

concluindo

proteção em opções → queda na bolsa → VIX dispara → títulos renda fixa pagam menos → dólar sobe → real cai

Se o VIX sobe, é decorrente da compra de opções para a defesa de carteira, desmanche de posições em bolsa, desvalorização do real perante o Dólar e fortalecimento da moeda americana como instrumento de segurança.

Obrigado.

Composing a repository of books (i bought), authors (i follow) & blogs (direct ones) for my own understanding.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store